Baleia encalha sem vida na praia central de Garopaba

A equipe do Instituto Australis, via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), recebeu na manhã desta quinta-feira, 29, um acionamento do encalhe de uma baleia-jubarte, já sem vida, na praia central de Garopaba, SC.
O animal é um macho, de 7 metros de comprimento. Devido ao alto estado de decomposição, não será possível realizar necropsia e buscar entender a possível causa mortis. Será feita uma avaliação externa da carcaça para saber se é o mesmo animal que estava encalhado na ponta da Vigia.
A equipe isolou o local, mas mesmo assim muitos curiosos estavam na volta para ver a baleia que ficou o período da manhã na praia, na localidade dos Morrinhos. A prefeitura do município fez um buraco próximo e enterrou o animal agora no início da tarde.
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Australis monitora o Trecho 2 compreendido entre Imbituba e Governador Celso Ramos.
Fechar Menu