Comitiva de Garopaba visita São José e busca inspiração em modelo de videomonitoramento da cidade

O sistema de videomonitoramento de São José recebeu nesta quarta-feira (27) a visita de uma comitiva de Garopaba interessada em conhecer a tecnologia e a forma de gestão do centro de videomonitoramento da cidade.

A comitiva foi formada pelo secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Sidnei Gonçalves, o diretor administrativo da Secretaria de Infraestrutura, Deni Batista, o auxiliar administrativo Leonardo Senger, o secretário de Tecnologia da Informação, Roberto Bento, e a diretora de Trânsito e Mobilidade, Tatiane Pereira dos Santos.

O grupo foi recepcionado pelo comandante da Guarda Municipal de São José, Diego Molina, e pela guarda e coordenadora do setor, Paula Nunes, que apresentaram a estrutura do Centro de Videomonitoramento do município.

Na visita, os representantes de Garopaba conheceram os bastidores do sistema que conta atualmente com quase 400 câmeras monitoradas 24 horas por dia por uma equipe especializada. Paula explicou os critérios para a instalação estratégica dos equipamentos, o processo de capacitação dos operadores e a integração entre a Guarda Municipal, a Polícia Militar e a Polícia Civil, considerada essencial para a rapidez e eficácia no combate ao crime e às infrações de trânsito.

O secretário Sidnei Gonçalves ressaltou a relevância da experiência para a realidade de Garopaba. “O motivo da visita foi a criação recente da nossa Secretaria de Segurança e Mobilidade. Com isso, viemos conhecer o modelo de videomonitoramento e segurança pública de São José, que certamente servirá como referência para o que estamos implantando em nosso município”, afirma.

Já o comandante Diego Molina destacou os diferenciais que tornaram São José referência no estado. “Este ano completamos 10 anos de videomonitoramento. O sistema é eficiente porque une tecnologia, equipe capacitada e integração entre as forças de segurança”, explica.

A Prefeitura de Garopaba avalia que a experiência servirá de base para o desenvolvimento de políticas públicas inovadoras, com foco em segurança, mobilidade e qualidade de vida da população. Além disso, serviu para embassamento de boas práticas, considerando o futuro lançamento do Centro de Controle e Operações (CCO) da cidade, vinculado ao Programa Garopaba +Inteligente,

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Garopaba

Notícias Relacionadas

No posts found!