Desmatamento para plantar pinus em SC é quase do tamanho de Florianópolis, diz estudo

Pesquisadores denunciaram o desmatamento de aproximadamente 50 mil hectares da Mata Atlântica em Santa Catarina para a plantação de pinus no estado. A área ultrapassa o tamanho da Ilha de Santa Catarina, onde fica parte de Florianópolis.

artigo “Lei estadual ameaça campos de altitude do Brasil” foi publicado em 10 de julho na revista científica Science — prestigiada no meio acadêmico pela publicação de pesquisas em diversas áreas do conhecimento. No estudo, os autores trazem dados do MapBiomas que apontam o desmatamento ocorrido em 15 anos — entre 2008 e 2023 — e alertam que uma lei catarinense, aprovada em 2022, ameaça os campos de altitude do estado.

Em 29 de julho, o ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu todos os processos que questionam a lei catarinense até que o tribunal “se manifeste definitivamente sobre a matéria ou até eventual decisão desta Corte em sentido contrário”.

A decisão de Gilmar Mendes atende a um pedido da PGE/SC, que argumenta que a suspensão “evita um cenário de insegurança jurídica que poderia causar prejuízos bilionários e inviabilizar importantes investimentos no Estado, especialmente na região serrana”.

Fonte: ND+

Notícias Relacionadas

No posts found!