Um cardume de raias ameaçadas extinção foi flagrado em vídeo na praia de Canto Grande, em Bombinhas, no Litoral Norte.
A coordenadora do projeto Iconic Oceans no Brasil, bióloga Ingrid Hyrycena, explicou que essas raias são do gênero Rhinoptera, conhecidas como raias-ticonha.
“Não dá para saber exatamente o nível da espécie, porque existem duas espécies aqui no Brasil de raias-ticonha e elas são praticamente idênticas para quem olha de fora. A forma de identificar, diferenciar as duas, é contando o número de placas dentárias que ela tem”, explicou a bióloga.
Além disso, há registros das duas espécies nadando juntas. Esses animais são ameaçados de extinção.
A bióloga declarou que a espécie, ameaçada de extinção, tem um ferrão na cauda, mas que ele é usado somente em caso extremo já que elas não têm instinto de atacar.
“São usados (os ferrões) apenas em último caso, porque eles demoram a crescer. Se o animal fica sem o esporão, ele fica vulnerável. Então, como as raias não sabem se você é um perigo, um predador, o primeiro instinto delas é escapar. Elas sempre desviam das pessoas”, esclarece.
O que fazer caso encontre raias na praia
As recomendações para quando são avistadas nadando próximas da beira da praia são:
- Não se aproxime, não tente tocá-las e não ofereça qualquer tipo de alimento;
- Não é necessário evitar o banho de mar;
- Para diminuir qualquer chance de pisotear uma raia acidentalmente, entre na água arrastando os pés, assim o animal terá chances de nadar para longe de você;
- Caso queira fotografar ou filmar, apenas mantenha uma distância de segurança.
*Foi visto também a mesma Raia no costão em torno da “TOCA DA BRUXA”.