Governo municipal apresenta programa para 2030

Na noite de ontem (08) em evento realizado no auditório da Escola Luiz Carlos Luiz na presença de inúmeras autoridades locais, estaduais e federais onde foi apresentado o programa “Garopaba em Ação.
Entre as autoridades estavam presentes: o Prefeito Junior Abreu, Vice Prefeito Guto Chaves, Presidente da Câmara de Vereadores de Garopaba Nilton Raupp, Excelentíssima Andressa Bernardo, Juíza de Direito da Comarca de Garopaba, Excelentíssimo Luiz Felipe Católico, Promotor de Justiça da Comarca de Garopaba, Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Diogo de Souza Claindo, Comandante da Guarnição Especial de Imbituba, Tenente Coronel Luiz Carlos Cruz dos Santos, Tenente do Corpo de Bombeiros Gabriel Petersen, Secretário Estadual de Articulação Nacional Lucas Esmeraldino, Presidente da Associação dos Municípios da Região Lagunar Amurel, Gleison da Silva de Souza, prefeitos da região e secretários municipais. Além das autoridades presentes participaram por meio vídeos enviados deputado estadual João Amim, deputados federais: Ângela Amim, deputado federal Fábio Schiochet, Deputada Federal Geovana de Sá, o Deputado Federal Hélio Costa e o Senador Esperidião Amim
A apresentação do programa foi conduzida pelo Secretário Municipal de Administração Luiz Henrique Castro de Souza, que explanou aos presentes e pela live o Garopaba em Ação. “O programa de desenvolvimento sustentável que constrói uma cultura harmoniosa entre os diversos aspectos da cidade, levando em consideração as complexidades que envolvem a dinâmica do meio ambiente, do ser humano, da economia e da sociedade. Exatamente por isso, não é um projeto estanque, é um plano em constante aprimoramento e que conta com a participação da população”.
O programa tem como objetivo construir, até 2030, diretrizes sólidas para um desenvolvimento social, econômico e ambiental com oportunidades e aumento de renda da população, gerando valores e cuidando das novas gerações. Tornar Garopaba, até o ano de 2030, uma cidade com objetivos e metas de desenvolvimento Sustentável.
O governo municipal com esse programa quer alcançar uma administração eficaz e com efetividade, buscando uma comunicação ativa com a população, através de ferramentas tecnológicas, que possibilitem a real participação do cidadão, tornando-o membro ativo da cidade.
O programa Garopaba em Ação será coordenado pelo Gabinete do Prefeito e Secretaria de Administração, liderado pelo prefeito, onde as primeiras ações serão:
Criar um conselho do Garopaba em Ação, onde será convidado e nomeado pelo prefeito, sendo composto por, no mínimo, 1 representante da sociedade civil organizada, membros do executivo, legislativo, judiciário e ministério público de Garopaba;
Além disso, será criado grupos de trabalhos para condução do programa divididos da seguinte forma:
– Qualidade de Vida: Saúde, Lazer, Liberdade /
– Segurança, Mobilidade e Acessibilidade
– Inclusão e Oportunidade: Educação,
– Assistência Social, Oficinas Profissionalizantes, Setor Produtivo, Fomento ao 3º Setor, Ações inclusivas à PCD
– Desenvolvimento e Sustentabilidade: Desenvolvimento Sustentável, Saneamento Básico, Turismo, Esporte, Atrações Naturais.
– Transparência e Tecnologia: Inovação, Oportunidade, Preservação, Consciência, Ferramentas, Tecnológicas, Comunicação.
Apesar de a área da cultura não ter sido contemplada de forma específica, como deu-se com as áreas de educação, turismo, esporte, assistência social, entre outras, espera-se que seja tema dentro do grupo de trabalho de Inclusão e Oportunidade.
Espera-se que ela seja abordada com profundidade de forma equivalente às demais áreas, por se tratar de uma temática recorrente no Município, de grau elevado de importância para a manutenção da cultura local.
Na oportunidade o Prefeito assinou a ordem de serviço para a empresa Sanitary Serviços e Limpeza de Conservação no município que promete inovar na limpeza das praias do município, além disso, o Secretário Estadual de Articulação Nacional Lucas Esmeraldino anuncio a execução da Obra da ponte do Siriú.
Fonte e fotos: Imprensa PMG

Notícias Relacionadas