Livro “Imbituba é Poesia será lançado neste fim de semana

A escritora imbitubense, Helena Machado, fará, no próximo sábado (12), o lançamento do livro “Imbituba é Poesia – Versos para Amar e Contemplar”. O evento ocorrerá na Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, às 10 horas.

A obra é a quarta da escritora, mas, a primeira voltada ao público infanto-juvenil. O evento será aberto ao público. Por conta dos protocolos sanitários de combate à Covid-19, será permitida uma lotação máxima de 50 pessoas por vez no local. Além disso, os participantes deverão apresentar o comprovante de vacinação.

O livro aborda a história e a cultura do município de Imbituba em cem estrofes rimadas, tais como: colonização açoriana, pesca da baleia, chegada de Henrique Lage, atividade portuária, comidas típicas, personalidades contemporâneas e pontos turísticos, além de contar com ilustrações para colorir.

“Minha principal motivação para encarar este desafio veio da leitura do livro Símbolos de Imbituba/SC, da jornalista Emanuelle Querino, que constata em pesquisa o que eu já imaginava: a perda gradativa da identidade cultural imbitubense pelas novas gerações”, disse Helena Machado.

A obra conta, ainda, com as ilustrações da também imbitubense Marianny Querino, artista que assina os desenhos pensados para completar a experiência de poesia e ludicidade

O projeto foi realizado com o incentivo fiscal da Fertisanta, por meio do apoio cultural da Prefeitura de Imbituba, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, e do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROCULT/2020).

“O Procult é a forma prática dos benefícios das políticas culturais do município, pois, por meio dele, podemos levar projetos como esse para a população imbitubense, além de proporcionar a valorização dos artistas locais”, reforçou a Superintendente Municipal de Cultura, Alessandra Santos.

Fonte: PMI

Notícias Relacionadas