Mais informações sobre os apagões em Garopaba

Na noite passada dia 07/06, por volta das 20:36 houve o desligamento das duas Linhas de Transmissão de 138kV pertencentes a ELETROSUL que chegam na Subestação Imbituba vindas das cidades de Capivari de Baixo e Palhoça. Essa falha causou o desligamento por alguns minutos no sistema elétrico dos Municípios de Imbituba, Laguna e Garopaba.
Em seguido, próximo às 21:32 houve mais um desligamento rápido das Linhas da Eletrosul, que simultaneamente se identificou pelo Centro de Operação a abertura da Linha de Distribuição pertencente a CELESC em nível de 34,5kV que atende exclusivamente o município de Garopaba. Essa falha se estendeu por aproximadamente 1h por um defeito encontrado pelas equipes de emergência em uma chave de rede elétrica de Média Tensão.
Já na parte da manhã de hoje (08/06/21) foi dado um PIC (desligamento realizado em poucos minutos) no sistema de Garopaba para instalação de uma chave provisória, e assim, proporcionar a troca da chave com defeito sem colocar em risco as equipes de manutenção. Pois, se tratou de um serviço de extrema periculosidade. Após os dois desligamentos rápidos de 71.703 UCs, somente Garopaba com 10538 UCs ficaram sem energia por aproximadamente 1h.
Fonte: Celesc
Foto: Divulgação/ Celesc
Fechar Menu