PLANEJAMENTO HÍDRICO: MELHORIAS OPERACIONAIS REFORÇAM O ABASTECIMENTO EM GAROPABA

A CASAN continua investindo em melhorias operacionais para ampliar e garantir o abastecimento de água em Garopaba, especialmente durante a temporada. Duas novas adutoras já estão sendo executadas, preparando o sistema local para a instalação de dois reservatórios na região do bairro Morrinhos.

A primeira adutora, de 1.850 metros, vai conectar a Estação de Tratamento de Água (ETA) do município com os reservatórios. A segunda, de 1,2 mil metros, segue dos reservatórios até a Praia de Garopaba. Cada uma destas unidades de reservação contará com capacidade de 750 litros.

“Os dois reservatórios fazem parte do conjunto de melhorias que vão fortalecer o abastecimento como um todo nos bairros Morrinhos, Areias do Macacu, Macacu, Costa do Macacu e Siriú, beneficiando 6 mil imóveis”, explica o chefe da Agência CASAN de Garopaba, Carlos Eduardo Rodrigues.

Além desse investimento, a Companhia executa uma nova rede adutora no bairro Ambrósio, também com o objetivo de reforçar o abastecimento e preparar o sistema para os próximos anos. “Esta nova rede ser liga a outra já existente no bairro, que é um dos que mais tem crescido na cidade de Garopaba”, destaca Rodrigues.

Planejamento Hídrico

O Governo do Estado, por meio da CASAN, prevê investimento de 1,7 bilhão em todas as regiões catarinenses, para reforço e ampliação da infraestrutura de abastecimento. O Planejamento Hídrico contempla aproximadamente 30% de crescimento das redes de adução e distribuição de água, em mais de 30 obras – muitas já em andamento

São também previstas obras para ampliação da capacidade de produção de água, com 50 projetos para melhoria e modernização de Estações de Tratamento de Água – ou implantação de novas unidades. Esse investimento permitirá que no Sistema CASAN, que atualmente atende 194 municípios, a capacidade de produção de água seja mais do que duplicada.

Os recursos serão ainda aplicados na ampliação da capacidade de reserva, com mais de 70 obras para implantação de novos reservatórios.

Fotos: Acervo CASAN
Fonte: CASAN

Notícias Relacionadas