O Projeto Verão 2026, desenvolvido pela Secretaria de Educação e Cultura de Garopaba, nasce do entendimento de que brincar é essencial para a infância. Neste ano, o projeto tem o tema “Conectados com o Brincar” e atende cerca de 400 crianças, com idades entre 1 e 6 anos, que estudam na Rede Municipal de Ensino do município. As atividades priorizam o brincar livre, as interações e as vivências, respeitando o tempo, o corpo e a curiosidade das crianças, longe das telas.
Como parte do projeto, as crianças também se tornam “Guardiões do Verão – no combate à dengue”, aprendendo de forma lúdica e adequada à idade sobre o cuidado com os espaços. “As crianças estão sendo convidadas a participar de experiências que estimulam o cuidado com o ambiente, a observação dos espaços e a construção de atitudes de prevenção, fortalecendo desde cedo a consciência coletiva e o cuidado com a comunidade”, explica a secretária de Educação e Cultura, Juliana Abreu.
As atividades iniciaram nesta segunda-feira (5) e vão até o dia 30, e acontecem no turno da tarde, das 13h às 18h, em polos organizados em cinco Centros de Educação Infantil e uma escola da rede municipal, distribuídos nos bairros Centro, Limpa, Areias de Palhocinha, Encantada, Costa do Macacu e Capão. Durante esse período, as crianças participam de brincadeiras tradicionais, oficinas de construção de brinquedos, caça ao tesouro, jogos cooperativos e atividades criativas ao ar livre.
Além de promover o desenvolvimento integral das crianças, o Projeto Verão cumpre ainda um importante papel social, de apoiar as famílias que trabalham nesse período e, muitas vezes, não contam com uma rede de apoio para o cuidado dos filhos. “Nós temos essa missão de oferecer um espaço educativo e seguro durante as férias escolares e, ano após ano, o Projeto Verão vem desempenhando um papel essencial de apoio às famílias que trabalham durante o mês de janeiro”, destaca o prefeito interino, Guto Chaves.
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Garopaba
