Ressurgência e água fria nas praias de Garopaba.

A persistência do vento NE além de aumentar o aporte de água quente da corrente do Brasil pode provocar outro fenômeno chamado de ressurgência que faz com que a água fria do fundo do oceano venha para a superfície, junto a costa.
Os banhistas relatam águas frias nas praias ao Sul, sensação confirmada pelos dados das estações costeiras e modelos da Temperatura Superfície do Mar. Nos últimos dias a temperatura da água em Garopaba foi de aproximadamente 10°C e deve permanecer mais alguns dias.
O fenômeno da ressurgência ocorre devido ao movimento de rotação da Terra que gera uma força chamada de Força de Coriolis que deflete a água para a esquerda no hemisfério sul e para a direita no hemisfério norte. Estamos no hemisfério Sul, a persistência de ondulação e vento de NE possibilita o fenômeno da ressugência na costa catarinense. Com o vento vindo de NE, por Coriolis a água superficial mais quente segue o movimento apontado pelas setas vermelhas. O espaço deixado pela água quente que fluiu para mar aberto é preenchido por águas mais frias vindas do fundo.
Esta água fria que chega à superfície é rica em nutrientes o que possibilita alta produção de fitoplâncton que podem ser associados ao aumento de clorofila. A água fica menos transparente devido ao desenvolvimento do fitoplâncton. O fitoplâncton é a base da cadeia.
Fonte: Epagri Ciram / Argeu Vanz – oceanólogo

Notícias Relacionadas